O aprendizado do inglês é muito desafiador e, ao mesmo tempo, apaixonante. Quando começamos essa jornada e a fazemos com um objetivo, o caminho se torna mais agradável e prazeroso. Porém, uma vez que começamos essa jornada, é muito importante manter contato diário com a língua.
Para que você como aluno possa desenvolver suas habilidades com esse conhecimento, é importante saber quais são as áreas que vamos percorrer e como vamos construir nosso novo idioma.
Vamos dividir todo esse aprendizado em 4 grandes áreas de domínio: a primeira é o speaking que significa o domínio do falar o inglês. Depois o listening, que é o ouvir e entender o que se escuta. A terceira área é o reading, a leitura, pois ninguém quer ser um analfabeto inglês, certo? E por último, o writing que é a habilidade de escrever.
A palavra listening vem do verbo to listen, que significa ouvir. Essa parte do inglês é sua capacidade de ouvir e compreender o que está sendo dito e de relacionar tais palavras orais dentro do contexto onde acontecem. Ligado a isso, está a capacidade de entender o que está nas entrelinhas, na intenção de quem está falando. Isso é uma coisa que se constrói com a prática. Quem escuta muito passa a entender muito, certo? O sotaque e ambientes barulhentos podem ser um desafio ainda maior na compreensão, mas língua se aprende no barulho, pois ela acontece no barulho. O que eu quero dizer é que, dominar o idioma nesses ambientes poder ser uma vantagem.
Writing vem do verbo to write, que significa escrever. Essa habilidade de se comunicar é feita através da escrita e pode ser feita através de pequenos textos informais, como uma mensagem de texto no celular e até mesmo através de textos formais como artigos científicos, etc. e tal. A escrita é mais vantajosa porque se tem mais tempo de pensar no que dizer se comparado à fala. Os textos escritos podem ser mais precisos do que a fala além de serem o registro mais duradouro do que se quer comunicar ou ensinar.
Já o reading vem do verbo to read, que significa ler. A leitura em inglês é a capacidade de ler qualquer texto impresso ou manuscrito e compreender o sentido do seu conteúdo. Compreender as palavras, as frases e as estruturas fazem parte dessa habilidade. Entender o que o autor está querendo dizer, mesmo quando certas coisas não estão sendo faladas de forma direta, é o que se busca nas práticas dessa parte do aprendizado. Desenvolver essa habilidade do idioma me capacita a realidades mais cultas e me abre ao fascinante mundo das histórias e do conhecimento sem limites.
Já o speaking vem do verbo to speak, que significa falar. Falar inglês sem travas é o grande objetivo de todos os alunos que estudam não só o inglês, mas qualquer idioma. Como eu digo sempre, o falar é o diamante da coisa. Segundo alguns estudiosos, o desenvolvimento dessa habilidade do inglês é resultado do aprendizado geral, uma consequência de você ter tido contato suficiente com o idioma, a ponto de compreender as estruturas e conseguir utilizá-las com confiança.
Agora que já sabemos por quais caminhos vamos andar, vamos falar um pouco sobre nosso material. Eu desenvolvi este conteúdo baseado em mais de 20 anos de estudos de inglês. Testei e vi o que funcionava e também o que não funciona e hoje esse material contêm aquilo em que eu acredito por ter vivido e visto os resultados que ele pode trazer.
Encontraremos aqui 10 lições com a finalidade de ensinar as estruturas estritamente básicas do inglês assim como formar vocabulário que é o que enriquece o falante na hora de se comunicar. Vamos já, desde a primeira aula, praticar e entrar em contato com o inglês falado e isso é realmente incrível, pois desde os primeiros minutos desse curso quero matar toda a sua sede de falar inglês, de poder pegar um conteúdo e já poder colocar ele em prática.
A gramática apresentada é uma gramática prática e rápida apenas para ensinar como a língua se estrutura em cada situação proposta. Os nomes dados a cada coisa por ela é apenas uma forma de facilitar a explicação e o entendimento. Nossa proposta aqui é desenvolver e ativar uma alta capacidade de conversação do idioma, por isso a proposta aqui é ensinar as estruturas básicas da fala e em seguida expor o aluno as práticas de repetição e conversação.
Cada unidade é composta de duas partes, a primeira desenvolve o vocabulário e as práticas de repetição e conversação. Duas habilidades são desenvolvidas aqui, o ouvir o professor e depois o reproduzir o que foi ouvido. Na segunda parte encontraremos atividades que desenvolvem o ouvir, o ler e o escrever, como já explicado acima. Depois que cada conteúdo for concretizado em aula, o aluno receberá as instruções de como estudar. Usaremos alguns recursos que vão fortalecer cada habilidade do idioma.
O método consiste no aprendizado e práticas em sala de aula e também em um aplicativo chamado Anki Flashcards. Esse aplicativo foi desenvolvido baseado no que descobriu um psicólogo alemão chamado Hermann Ebbinghaus. Ele se propôs a estudar como o cérebro retinha o conhecimento e descobriu que quando aprendemos um novo conteúdo ele fica em nossa memória 100%, mas depois de 30 min essa retenção do conhecimento cai para 52%, depois de 15 dias, nós só conseguimos nos lembrar de 29% do conteúdo e após 31 dias apenas 21% do aprendizado fica retido na lembrança. Frustrante, não?!
Depois disso, Herman percebeu que se o conteúdo fosse repetido de tempos em tempos o resultado ao final dos 31 dias era uma retenção de 83% do conteúdo estudo. Com isso, surge então o sistema de repetição espaçada que abre a mente para absorver uma grande quantidade de conteúdo em um prazo bem curto de tempo. Ao longo das aulas, o professor vai ensinar como usar todo o conteúdo aqui nesse fantástico aplicativo.
Tudo o que temos neste conteúdo foram testados ao longo de muito tempo e acredito, pelos resultados vistos, que produzirão uma alta capacidade no manuseio do inglês. É claro que a dedicação e o interesse são fundamentais para esse crescimento. Estudar e praticar além do que fazemos em sala de aula mostra o quanto cada um deseja dominar essa língua tão linda que é o inglês e também mostra aonde cada um quer chegar com ela. Costumo dizer para os meus alunos de avançado, estamos chegando nas longínquas florestas do inglês. Desde já, almeje também chegar até essas florestas longínquas e, com a coragem devida, explorá-las. Tenho certeza que vai se apaixonar como eu me apaixonei.
Deixe-se encantar por esse aprendizado que não só fará você um profissional melhor e lhe abrirá portas, mas também um ser humano melhor. Aprender um idioma faz isso com as pessoas.
Mr. Teacher Jhúnior Cazetta
Mto bom esse artigo!!!